Cinema

1995
Jenipapo

Sinopse: Michael Coleman, repórter americano radicado no Rio de Janeiro e que trabalha num jornal bilingüe brasileiro, procura obssessivamente entrevistar um padre ativista e carismático, Stephen Louis, que apóia a luta pela reforma agrária em uma comunidade do Nordeste. Embora o Congresso esteja votando uma lei conservadora contra a reforma, o padre continua se recusando a falar em público, o que leva Coleman a abandonar a ética jornalística em sua última cartada para entrevistá-lo, que vai culminar com uma surpreendente revelação.


1998


Cinderela baiana - Chico

Sinopse: Carlinha, menina pobre, mora numa favela no sertão da Bahia. Ainda pequena perde a mãe, que morre do coração, e muda-se com o pai para Salvador. Na capital baiana, o pai torna-se advogado e Carlinha dança nas ruas com os meninos do Pelourinho, até ser descoberta pelo empresário inescrupuloso Pierre, que passa a explorá-la. Acaba atingindo a fama e encontrando seu príncipe encantado, um popular cantor de pagode.




2000

Sabor da paixão (Woman on Top) - Max

Sinopse: O filme conta a história de Isabella, a dona de um restaurante a Bahia, que vê a sua vida mudar quando seu marido, Tonho, a trai com outra. Ela então vai para San Francisco, nos EUA, onde busca dar a volta por cima e assume um programa de culinária, que faz sucesso.





2002

As três Marias - Catrevagem

Sinopse:
As três Marias é um filme brasileiro de 2002, do gênero drama, dirigido por Aluisio Abranches. As três Marias são três irmãs interpretadas por Júlia Lemmertz, Maria Luísa Mendonça e Luíza Mariani. Elas são filhas da personagem de Marieta Severo.

A direção de fotografia é de Marcelo Durst e a trilha sonora de André Abujamra.




Madame Satã - João Francisco dos Santos/Madame Satã

Sinopse:
O filme retrata a vida da referência na cultura marginal urbana do século XX, o célebre transformista João Francisco dos Santos- malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual - conhecido como "Madame Satã" e freqüentador do bairro boêmio da Lapa, no Rio de Janeiro.Mostra seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boêmia carioca.



2003


Carandiru - Ezequiel

Sinopse:
Carandiru, história baseada em fatos reais e no livro escrito pelo médico Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), começa quando ele resolve fazer um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina: a Casa de Detenção de São Paulo, o Carandiru, vítima de um dos dias mais negros da história do Brasil, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo, a pretexto de manter a lei e a ordem, fuzilou 111 pessoas. Ali, o médico toma contato com o que, aqui fora, temos até medo de imaginar: violência, superlotação, instalações precárias, falta de assistência médica e jurídica, falta de tudo. O Carandiru, com seus mais de sete mil detentos, merece sua fama de “inferno na terra”. Porém, nosso personagem logo percebe que, mesmo vivendo numa situação limite, os internos não representam figuras demoníacas. Ao contrário, ele testemunha solidariedade, organização e, acima de tudo, uma grande disposição de viver. Não é pouco e é o suficiente para que ele, fascinado, resolva iniciar um trabalho voluntário. Oncologista famoso, habituado a mais sofisticada tecnologia médica, Dráuzio Varella pratica a medicina como os antigos: com estetoscópio, olhar sensível e muita conversa.


O homem do ano - Marcão

Sinopse:
Uma ingênua aposta entre amigos transforma um homem comum em um assassino e herói de toda uma cidade. Com Murilo Benício, Cláudia Abreu, Natália Lage, Jorge Dória, André Gonçalves e Mariana Ximenes.







O homem que copiava - André

Sinopse: André (Lázaro Ramos) tem 20 anos e o segundo grau incompleto. É operador de fotocopiadora na livraria e papelaria J. Gomide, trabalha com Marines (Luana Piovani), no 4º Distrito, em Porto Alegre. Ganha mal, paga as prestações da tv e mora com a mãe. Gosta de desenhar e gosta de Sílvia (Leandra Leal), sua vizinha, a qual ele espia toda noite de sua janela. André precisa desesperadamente de trinta e oito reais para comprar um chambre de chenile para chamar a atenção de Sílvia que é vendedora da loja. Para conseguir se aproximar do seu amor, André tem uma idéia: copia uma nota de 50 reais e consegue trocar por uma nota verdadeira. A partir daí muita confusão acontece com a vida de André, Cardoso (Pedro Cardoso), Sílvia e Marines.

2004

Meu tio matou um cara - Éder

Sinopse:
Éder é preso ao confessar ter matado um cara. Duca, um menino de quinze anos, sobrinho de Éder, quer provar a inocência do tio. Ele tem certeza que o tio está assumindo o crime para livrar a namorada, Fátima, ex-mulher do morto. Duca também quer conquistar o coração de Isa, uma colega de escola que parece estar mais interessada em seu melhor amigo, Kid. Duca envolve Isa e Kid na investigação e, é claro, muitas aventuras acontecem.




Nina - pintor

Sinopse: Ambientado na São Paulo de hoje, o filme narra a história de Nina, jovem pobre, que procura atabalhoadamente um meio de sobrevivência na sociedade desumana de hoje e só esbarra em adversidades. Mora num quarto alugado. A senhoria Eulália, velha decrépita e reencarnação da velha usurária morta por Raskólnikov em Crime e Castigo, humilha Nina a todo instante, viola sua correspondência, confisca-lhe um dinheiro que a mãe lhe enviara, tranca a geladeira a cadeado para impedir-lhe o acesso aos alimentos ali guardados, cada um com a etiqueta "Eulália", símbolo do poder de compra e do direito ao consumo e à humilhação do semelhante.


TheLastNote.com- Lázaro

Sinopse: Um homem encomenda serviços de um misterioso site. Sua indecisão quanto ao uso destes serviços torna necessário um atendimento personalizado.


2005

A máquina - Doido Cético

Sinopse:
Em Nordestina, cidadezinha perdida no sertão, a jovem Karina sonha ser atriz e partir para o mundo. Antes que seu amor lhe escape, Antônio adianta-se numa cruzada kamikaze para trazer o mundo até Karina. Para isso, ele vai até um programa de televisão e promete fazer uma viagem ao futuro na praça de Nordestina. Se fracassar, uma máquina da morte irá destruí-lo na frente de todos.




Cafundó - João de Camargo

Sinopse: Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.

Cidade Baixa - Deco

Sinopse: Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura) se conhecem desde garotos, sendo difícil até mesmo falar em um sem se lembrar do outro. Eles ganham a vida fazendo fretes e aplicando pequenos golpes a bordo do Dany Boy, um barco a vapor que compraram em parceria. Um dia surge Karinna (Alice Braga), uma stripper que deseja arranjar um gringo endinheirado no carnaval de Salvador a quem a dupla dá uma carona. Após descarregarem em Cachoeira, Deco e Naldinho vão até uma rinha de galos. Naldinho aposta o dinheiro ganho com o frete, mas se envolve em confusão e termina recebendo uma facada. Deco defende o amigo e ataca o agressor, mas os dois são obrigados a fugir no barco, rumo a Salvador. Enquanto Naldinho se recupera, Deco tenta conseguir dinheiro para ajudar o amigo. Ao chegarem em Salvador a dupla reencontra Karinna, que está agora trabalhando em uma boate. Aos poucos a atração entre eles cresce, criando a possibilidade de que levem uma vida a três.

Desejo - Edmilson

Sinopse:
Atanásio, 30 anos, porteiro muito figura que passa o dia obcecado com seus desejos – mas as mulatas de Copacabana não param de embaralhar suas idéias! Ele acredita ter a revelação que mudará sua vida. Confuso, Atanásio tenta decifrar seu desejo. Com Wagner Moura, Lázaro Ramos e Roberta Rodrigues.

Quanto vale ou é por quilo? - seqüestrador

Sinopse: As ONGs são vistas com bons olhos pela maioria das pessoas pois, teoricamente, se tratam de instituições que se propõe a assumir papéis que deveriam ser exercidos pelo Estado e foram deixados de lado. O filme "Quanto vale ou é por quilo?" põe em cheque o caráter altruísta dessas Organizações, e nos coloca a questionar se elas não são constituídas, muitas vezes, para viabilizar benefícios particulares. Com um enredo que evidencia as contradições humanas, o longa é um belo convite à reflexão. (Dir: Sérgio Bianchi. Elenco: Lázaro Ramos)


2006

O cobrador - C

Sinopse: No episódio principal, um assaltante (Lázaro Ramos) invade uma mansão em pleno reveillon, aprisionando todos os presentes. Como não teve a chance de estudar, trabalhar e levar uma vida digna, ele realiza através do assalto a cobrança de uma dívida existente não apenas consigo, mas com todos os pobres. Os demais episódios também questionam os valores da civilização ocidental, através da explosão de um shopping center, da exibição de imagens do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e apresentação de casos do capitalismo selvagem.

2007

Ó paí, ó- Roque

Sinopse: Acompanhe a vida dos moradores de um animado cortiço do Pelourinho, o coração de Salvador, no último dia de carnaval. Entre a falta de dinheiro e o desejo de se divertir, tipos curiosos sobrevivem à custa de muita criatividade, ironia, sensualidade e música.







Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à sub-prefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa.
Adicionar imagem
2009

Amanhã Nunca Mais - Dr. Walter

Sinopse: Amanhã Nunca Mais conta a história de uma noite extraordinária na vida de um homem que não sabe dizer “não”.

Walter (Lázaro Ramos) é um médico-anestesista, de classe média, exausto e pacato que trabalha duro para manter um padrão de vida razoável para sua família. Walter é um cara que evita conflitos e tem dificuldades em dizer “não” no seu dia a dia. De repente, uma noite repleta de acasos invade este homem de rotinas. Com o trânsito em caos na Zona Leste, ele se vê obrigado a voltar para casa para o aniversário de sua filha.

O que poderia ser uma viagem trivial se mostra fora de todos os costumes. Todo o imponderável e inconcebível está prestes a acontecer.