TV

2002



Pastores da noite - Massu

Sinopse: O universo dos Pastores da Noite é habitado por prostitutas, padres, malandros, pais de santo e camelôs. Por uma gente muito brasileira que luta a cada dia pela sobrevivência e conta apenas com o espírito solidário e a amizade um do outro. O sedutor Cabo Martim (Eduardo Moscovis), o romântico Curió (Matheus Nachtergaele), o nobre Massu (Lázaro Ramos), o ardiloso Pé de Vento (Luiz Carlos Vasconcelos) e o mestre Jesuíno (Tonico Pereira) vivem suas aventuras em quatro episódios independentes, que se completam na sua poesia e na força de cada história. Filmada em película, com locações nas ruas enladeiradas de Salvador, Pastores da Noite conta com um elenco excepcional; Fernanda Montenegro é a cafetina-máe Tibéria; Camila Pitanga, a sensualíssima Marialva; Leandra Leal é Otália, a prostituta romântica; Danielle Winits, a trambiqueira Beatriz e Rodrigo Santoro é um padre que se torna cúmplice dos cinco malandros. Esta edição especial, contendo entrevistas, depoimentos, reportagens e trechos de outras obras adaptadas para a televisão, é uma homenagem a Jorge, o mais amado escritor brasileiro de todos os tempos.


2003

Homem objeto (Quadro do Fantástico)

Sinopse: Com os atores Lúcio Mauro Filho, Bruno Garcia, Lázaro Ramos e Wagner Moura, o quadro exibido dentro do jornalístico Fantástico, abordava a relação entre homens e mulheres, através de quatro amigos e suas experiências. No ar em 2003, foi o embrião da série Sexo Frágil, exibida em 2004 às sextas.



Cena Aberta - Episódio Negro Bonifácio

Sinopse: Série de quatro episódios desenvolvida por Guel Arraes, Jorge Furtado e Regina Casé, com roteiro de Jorge Furtado e Guel Arraes e apresentação de Regina Casé, que também atua e assina a direção do programa. Cena aberta foi resultado de uma parceria entre a Rede Globo e a Casa de Cinema de Porto Alegre, produtora do cineasta Jorge Furtado, entre outros sócios, e fez parte da programação especial de fim de ano da Globo.

Negro Bonifácio, foi gravado na Serra Gaúcha. Baseado no conto de Simões Lopes Neto, narrava a história de um triângulo amoroso vivido por Tudinha (Carolina Dieckmann), Negro Bonifácio (Lázaro Ramos) e Nadico (Juca Licks). Ao longo do episódio, foram mostradas cenas da visita dos atores Lázaro Ramos e Carolina Dieckmann ao Centro de Tradições Gaúchas, onde os dois aprenderam danças típicas da região.



Sexo Frágil - Fred / Priscila

Sinopse: Série de humor exibida pela Rede Globo de 17 de outubro de 2003 a 6 de agosto de 2004, nas noites de sexta-feira. Teve um total de vinte episódios. A idéia da série surgiu através de um quadro exibido dentro do programa Fantástico. A série foi criada por Luis Fernando Verissimo e adaptada por Guel Arraes.









Carga Pesada - Episódio - Companheiros como Negão

Sinopse: Desde maio de 1979, quando foi ao ar o primeiro episódio de “Carga Pesada”, os personagens caminhoneiros mais queridos da telinha percorrem as regiões do Brasil para mostrar as diferentes culturas do país sob a ótica daqueles que vivem pelas estradas.

Na carona da amizade de Pedro e Bino, aparece o trabalho de uma dupla de atores que já entrou para a história da dramaturgia nacional.







2004

Programa Novo - Fred/ Priscila / Lázaro Ramos

Sinopse: Programa novo foi um especial de fim de ano que trouxe de volta ao ar os atores Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Wagner Moura e Lúcio Mauro Filho, protagonistas do seriado Sexo frágil, exibido de 2003 a 2004 na TV Globo. A história gira em torno das tentativas dos quatro atores de criar um programa inédito para a emissora em que trabalham. Nas várias reuniões de criação em busca do programa ideal, eles, que interpretam a si mesmos, pensam em diferentes formatos e gêneros - policial, novela, variedades, romance -, tentando adivinhar o que o público gostaria de ver. O especial brinca com a metalinguagem ao abordar situações que os próprios autores e diretores do especial vivem no dia-a-dia.

Na história, Lúcio Mauro comanda uma fictícia emissora e quer ser surpreendido por um programa que garanta sucesso de público e crítica. Nas reuniões de criação, os atores tentam se livrar de um bloqueio criativo: prometem ficar longe das baixarias, da apelação, da violência e de homem vestido de mulher. Este último recurso, aliás, foi explorado em Sexo frágil. Mas Priscila (Lázaro Ramos), Vilma (Bruno Garcia) e Dona Gertrudes (Lúcio Mauro Filho), as mulheres que eles interpretaram no seriado, voltam com força total.

Dona Gertrudes volta à cena depois que Lúcio Mauro Filho é convencido pelos amigos a se fazer passar por sua mãe – com quem ele se parece muito – com o objetivo de sensibilizar o chefe para as idéias do grupo. No encontro com o patrão, porém, Lúcio é surpreendido pela revelação de que é filho do chefe da emissora, com quem sua mãe teve um caso no passado. Diante da novidade, decide deixar o grupo e pedir demissão.

Bruno Garcia, por sua vez, é convidado pelo diretor Dennis Carvalho para protagonizar a próxima novela das oito, um remake de Eu compro essa mulher. O detalhe curioso é que o diretor o quer no papel da mulher, Maria Teresa, já que ficou impressionado com sua interpretação de Vilma no seriado Sexo frágil. Bruno aceita o convite e também resolve abandonar o grupo.

E Lázaro Ramos, enfim, não vê outra alternativa a não ser deixar o programa, depois que seu irmão gêmeo, o transformista Marco Antonio (Lázaro Ramos), ameaça revelar a todos que era ele quem fazia o papel de Priscila, a suposta irmã de Lázaro, em Sexo frágil.

Enquanto isso, Wagner Moura é surpreendido pela criatividade da secretária do chefe (Alinne Moraes em participação especial), que sugere que o novo programa tenha uma mocinha. Após muitas confabulações, os quatro amigos decidem retomar as reuniões do programa e apresentam ao chefe um projeto em que a mocinha seja interpretada pela secretária.


2005


Carandiru outras historias - Ezequiel

Sinopse:
Carandiru e Outras Histórias é baseado no livro Estação Carandiru, do médico Drauzio Varella. A série retrata o drama e o cotidiano dos presos dentro do que era o maior complexo penitenciário da América Latina, o Carandiru. Baseado nos relatos de Drauzio Varella (Luiz Carlos Vasconcelos), cada episódio mostra os acontecimentos na vida dos detentos antes e depois de entrarem para a prisão. O médico faz um trabalho de prevenção contra Aids no presídio e se depara com histórias de violência e de solidariedade. Dentro do complexo, ele presencia uma realidade de celas superlotadas e instalações precárias.





Levando a vida - Formiga

Sinopse:
Um dos especiais de fim de ano de 2005 na TV Globo, Levando a vida contou a história de amor do motoboy Edmilson, o Formiga (Lázaro Ramos), e da comerciária Grace Kelly (Juliana Paes), uma relação que consegue vencer as dificuldades éticas, financeiras e sociais impostas pela vida moderna. O programa se passa nos dias atuais, tem como pano de fundo a vida caótica dos centros urbanos, e reforça, com bom humor, a importância de sentimentos como solidariedade, amor e honestidade, abordando o dia-a-dia de pessoas que trabalham duro para sobreviver e que vivem bem com muito pouco. As gravações em externas foram feitas em vários locais do Rio de Janeiro, principalmente
no centro da cidade. A trilha sonora do especial conta com várias canções românticas de Roberto Carlos.

A trama começa quando a tia de Formiga, Zilah (Regina Dourado), chega do interior para passar uns tempos com ele, adiando seus planos de morar com a namorada. Para contornar a situação e provar a Grace que suas intenções com ela são as melhores possíveis, o motoboy decide comprar um anel de noivado para caracterizar o compromisso. Grace é uma jovem simples e romântica que sonha em se casar de noiva com o amor de sua vida, e fica encantada com a promessa.

Formiga pede dinheiro emprestado ao amigo Fuinha (Leandro Leo) para comprar o anel de noivado, que custa 120 reais. Mas, embora se comprometa a ajudá-lo, Fuinha não resiste à pressão da namorada funkeira Neidinha (Maria Maya) e acaba gastando o dinheiro em uma calça jeans para ela. Formiga tem que contar com a sorte e um milagre de Nossa Senhora Aparecida para cumprir a promessa feita a Grace. Por obra do acaso, ele consegue mais do que precisava para o anel, mas acaba emprestando o dinheiro para o primo Billy Jerry (André Gonçalves), cujo filho precisa fazer uns exames de saúde em uma clínica particular. Mais uma vez, Grace fica sem o seu anel de noivado e a relação dos dois estremece. Até que a solução vem da própria tia Zilah, que dá uma quantia a Billy para que este vá comprar duas passagens para Aparecida do Norte na rodoviária: uma para ele, e a outra para ele, para que os dois paguem uma promessa que ela fez pela saúde do filho do sobrinho. Billy, porém, que também é motoboy, aceita viajar com a tia na garupa de sua moto, e o dinheiro pode ficar com Formiga que, enfim, presenteia Grace Kelly.


2006

Cobras e Lagartos - Foguinho

Sinopse: Este foi o primeiro trabalho de Lázaro Ramos em telenovelas. Exibida no horário das 19 horas, a trama mostravaFoguinho, o personagem de Lázaro, um jovem carismático, sentimental, mentiroso contumaz, boxeur sem talento, de caráter fronteiriço, contraditório, ingênuo e sonhador.

Apesar de trapalhão, Foguinho tem um coração de ouro. Filho de Ramirez, o agiota do Saara, Foguinho perdeu a mãe cedo e foi criado pela madrasta, Shirley, com quem o pai teve mais dois filhos: Téo e Sandra. Ele é o patinho feio da família já que, nitidamente, seu pai prefere os filhos do segundo casamento, e a família toda o considera um perdedor. Mesmo assim, Foguinho gosta de todos e deseja ser aceito, querido e admirado por eles. Mas ele nunca consegue nada que quer: sonha ser um campeão de boxe, mas jamais ganhou uma única luta; quer namorar a linda e ambiciosa Ellen, sua paixão de infância, mas ela não quer saber de pobre. O próprio pai de Foguinho se encarrega de rebaixá-lo o máximo possível, fazendo-o trabalhar como homem-sanduíche, se exibindo pelas ruas do Saara para anunciar sua loja de penhores. Mesmo assim, Foguinho ainda acredita que um dia, num golpe de sorte, sua vida vai mudar.



Espelho (Canal Brasil)

Sinopse: O Canal Brasil abre suas portas para a riqueza da cultura afro-brasileira em um programa apresentado e dirgido pelo ator. Toda semana, o baiano revela ao público, em prosa, verso e interpretação, questões sociais e políticas que norteiam o debate sobre o lugar ocupado pelo negro no Brasil.



7 pecados capitais - Avareza (Quadro do Fantástico)

Sinopse: Os 7 pecados capitais compunham o jornalístico Fantástico da Rede Globo, abordando os pecados capitais com bom humor.



2007


Duas Caras - Evilásio Caó


Espelho (Canal Brasil)

Sinopse:
O Canal Brasil abre suas portas para a riqueza da cultura afro-brasileira em um programa apresentado e dirgido pelo ator. Toda semana, o baiano revela ao público, em prosa, verso e interpretação, questões sociais e políticas que norteiam o debate sobre o lugar ocupado pelo negro no Brasil.



2008


Espelho (Canal Brasil)

Sinopse: O Canal Brasil abre suas portas para a riqueza da cultura afro-brasileira em um programa apresentado e dirgido pelo ator. Toda semana, o baiano revela ao público, em prosa, verso e interpretação, questões sociais e políticas que norteiam o debate sobre o lugar ocupado pelo negro no Brasil.



2009


Espelho (Canal Brasil)

Sinopse: O Canal Brasil abre suas portas para a riqueza da cultura afro-brasileira em um programa apresentado e dirgido pelo ator. Toda semana, o baiano revela ao público, em prosa, verso e interpretação, questões sociais e políticas que norteiam o debate sobre o lugar ocupado pelo negro no Brasil.


Ó Paí Ó - Roque

Sinopse: Após atrair 383 mil espectadores, o longa-metragem Ó Paí, Ó, dirigido pela cineasta Monique Gardenberg, sai das telas do cinema para a televisão brasileira.



Decamerão: A Comédia do Sexo - Monge Masetto

Sinopse: Os contos de origem popular do autor italiano Giovanni Bocaccio são a base da minissérie Decamerão - A Comédia do Sexo, que conta a história de três casamentos, em uma mistura de comédia, drama e romance.